quinta-feira, abril 05, 2007

 

SETE PECADOS: A GULA

GULA: "Vício de comer e beber com excesso. Amor excessivo às boas iguarias: a gula é um dos sete pecados mortais. Gulodice."

Ahhhhhh, doce pecado. Porventura o pecado mais amado e praticado por padres. Um dos meus pecados favoritos (mesmo logo a seguir à preguiça).
Como diz o povo: "comeu como um abade". Pecado mortal ou divino?
Dou como exemplo o meu curso de noivos (preparação da treta para o matrimónio, pago e bem pago) que culminou num almoço servido nos aposentos do Senhor Padre (é bem foleiro eu estar-me a chibar, mas foi este padre que casou o D. Duarte) e preparado pelas beatas que lutam entre si para apresentar a melhor iguaria. Até se me escorre a baba pelo canto da boca ao lembrar-me daquele magnífico arroz de pato!!! Era um manjar dos deuses, ai pois era! E as sobremesas? Eram tantas e tão boas. Era um teste à nossa fé Senhor Padre. Eu por mim comi, como a última refeição de um condenado, como se não houvesse amanhã. PEQUEI! Mas o Senhor Padre também se serviu bem!!!
Continuando no pecado preferido pelos padres, na instituição onde trabalho existe um capelão. E houve um almoço de Natal no fantástico restaurante do Benfica (a vista para o relvado e aquela porcaria toda vermelha era um nojo, mas o restaurante era 5 estrelas.) As entradas eram mais que excelentes, e a comidinha era toda em buffet, ou seja, um salve-se quem puder. Eu estava no meu cantinho a atafulhar-me, até o meu chefe me alertar que havia uma MESA DE ENCHIDOS... daqueles mesmo, mesmo, "ai que vou pecar tanto!!!" Eu artilho-me do prato e faço logo um engarrafamento. Todas as personalidades ilustres aguardavam para encher o pratinho enquanto eu atulhava o meu. E quem foi que me conseguiu passar à frente em GULA? O CAPELÃO!!! Eu ainda atiro um jocoso "ó sô padre, olhe que a gula é pecado", mas ele meteu o rabinho entre as pernas e fugiu como se fosse perseguido pelo diabo (não fosse eu roubar-lhe o prato bem guarnecido)!

Eu confesso: PECO, PECO, PECO! Por um prato de enchidos, por um cozido à portuguesa, por um cabritinho assado, por um arroz de pato... por tudo o que seja a bela cozinha tradicional portuguesa, por tudo o que sejam iguarias estrangeiras. Peco por tudo e por nada.
E já tive um aviso divino de que pecava: quando estava grávida, o meu marido foi buscar duas doses bem aviadas de favas com enchidos. Apanhei-me sozinha e devorei tudo. Depois senti-me tão mal que parecia que ia parir as favas e o porco inteiro!!! Engordei 24 quilos, mas dizia que estava a alimentar-me por dois (espertalhona!). Numa dessas noites de desvarios gastronómicos, acordei às três da manhã, a sentir-me muito mal! Acordei o meu marido e contei-lhe. Ele em pânico diz que vai telefonar ao obstetra. Eu reclamo que foi como daquela vez com as favas e enchidos. Ele não desarma, e lá vou eu com uma grande indisposisão e dôr de barriga. Entro de urgência na Cruz Vermelha e às três da tarde tive um rapaz robusto com 3,800 kg. Afinal desta vez eram mesmo dôres de parto!!!!

No Verão passado deram-me outra vez os calores do pecado. Descobri um restaurante que tinha um belo cozido à portuguesa, e todas as quintas feiras lá fazia a minha romaria. E grão a grão fui enchendo o papo, até que, sem saber como, acumulei 12 quilos a mais.
Agora, salvem-me todos os santos e pecadores (não, não estou a falar do grupo musical) de ter tamanha punição divinamente diabólica de morrer com obesidade mórbida, nua, atada a uma cadeira e asfixiada num prato de massa à bolonhesa! (vou passar a ter muuuuito cuidadinho quando comer massa á bolonhesa)

PUNIÇÃO DESTE PECADO: A GULA ENGORDA

PENITÊNCIA: DIETA E GINÁSIO

ARRE, PORQUE É QUE TUDO O QUE SABE BEM FAZ MAL???



(RE-EDIÇÃO DO POST DE 29 DE AGOSTO DE 2006)

Etiquetas:


Comments:
É definitivamente o meu maior pecado... quanto mais feliz e tranquila estou mais caio na tentação da gula...

ok... estou 3 kilos mais feliz :)

beijocas da gaija que gosta de te ler e que não gosta de comentar mas vai mandando uns bitaites de vez em quando... é a insónia... a pxta da insónia...
 
A fome que tu me fizeste com este excelente texto. É que eu também adoro comer muito e bem e de preferência a nossa boa comida Portuguesa. Tenho sorte que não tenho tendência para engordar claro que também faço bastante desporto para compensar.só não concordo quando dizes que a gula é o pecado mais apreciado e praticado pelos padres é que há muita paroquiana só para consolar e a carne é fraca.
 
Já dizia a minha mãe:
"Tudo o que é bom, ou engorda ou é pecado".
 
há que sofrer pra se ser feliz! nem que seja pra comer!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?