quarta-feira, abril 25, 2007
25 de Abril de 1974
Eu era uma menina de oito anos e tenho uma lembrança muito difusa do que foi o 25 de Abril de 2004. Lembro-me de ver na televisão os homens em cima de tanques. Lembro-me de fazer um desenho em que Spínola matava crianças... mais tarde lembro-me de ver as ruas de Viseu com mobílias atiradas das janelas e móveis que faziam grandes fogueiras no meio dos passeios e das estradas.
Lembro-me que o PSD tinha sede no 1º andar e que nós vivíamos no 2º andar. Lembro-me do Sá Carneiro ter ido bater à nossa porta a pedir paus de vassoura para fazer bandeiras.
Agora vejo o 25 de Abril de 1974 em 2007 e acho tudo muito mais confuso!
Salazar era um tirano que metia os inimigos do regime na prisão, mas safou Portugal de se meter na 2ª Guerra Mundial e encheu os cofres do Estado com ouro. (se era ouro judeu ou não, isso já não sei).
Foi um virtuoso ao conseguir equilibrar a balança entre Nazis e Aliados, safou-nos de entrar na Guerra e ainda ganhou com tudo isto!
Num programa de televisão em que se pretendia eleger o maior português de sempre foi Salazar quem ganhou, e isso deve querer dizer alguma coisa!
O 25 de Abril de 1974 foi a queda de um regime autoritário e ditatorial.
Mas com a queda do facismo ascenderam os comunistas e os socialistas, que roubaram bens que eram de pessoas privadas para os transfomarem em bens do Estado (comunista). Fizeram a Reforma Agrária pilhando terras alentejanas a latifundiários, mas essas terras estão hoje improdutivas e vão sendo vendidas aos espanhóis (já que os portugueses só querem é os subsídios da União Europeia e nada cultivam).
Então se calhar um regime totalitário fascista foi substituido por um regime totalitário comunista-socialista, que ainda hoje deixa mazelas na nossa Constituição.
Não vejo nada de bom num regime que promove a censura, que tem a PIDE, que faz fugir para o estranjeiro quem não se conformava com o poder instituído, o que quer dizer a maioria dos ideólogos, escritores e artistas. Que metia os comunistas em Caxias e torturava pessoas por mera dúvida ou delato, mesmo que difamatório.
Mas também não vejo nada de bom num regime qe se apropria de bens particulares para glória do Estado, que persegue os apoiantes do antigo regime , levando-os a sair do país. Um regime que delapida erário privado para proveito próprio.
Já para não falar num senhor chamado Octávio Saraiva de Carvalho (com as suas FP 25) que á luz de hoje era um mero terrorista. Matava inocentes, mas na altura era considerado um herói.
Contudo, no extremo oposto e no contexto do mesmo programa dos 100 maiores portugueses, Álvaro Cunhal ficou em segundo lugar, e isso também há-de querer dizer alguma coisa.
Estarão os portugueses fartos da dança de cadeiras ente o P.S. e o P.S.D. que acaba numa inércia?
Estarão os portugueses a fugir para os extremos tanto da esquerda como da direita?
Estarão os portugueses à espera de D. Sebastião que um dia surgirá das brumas da memória e salavará Portugal?
É por ser tudo tão incompreensível para mim que faz com que eu não goste de política.
E com toda a sinceridade, prefiro um belo campo com papoilas bravas do que um cravo vermelho e sangrento.
Etiquetas: 25 de Abril de 2007
Comments:
<< Home
tens toda a razão neste texto. só não acho que o segundo lugar do cunhal seja mais do que um movimento desesperado dos comunistas para evitar a vitória do salazer. quanto à vitória do salazar acho que não foi mais do que um atestado de incompetência que as pessoas quiseram passar à maioria dos politicos pós 25 de Abril.
EU DISSE ISSO?
Asdrubal:eu só disse que em primeiro lugar ficou a direita e em segundo a esquerda!!!
Quais movimento dos comunistas para evitar blá-blá-blá...
Detesto a política por estas m*rdas!
EU NÃO DISSE NADA DISSO!
E OS POLÍTICOS DO PÓS 25 DE ABRIL SÃO NA SUA MAIORIA VASTA UMA GRANDE CAMBADA DE INCOMPETENTES!
Enviar um comentário
Asdrubal:eu só disse que em primeiro lugar ficou a direita e em segundo a esquerda!!!
Quais movimento dos comunistas para evitar blá-blá-blá...
Detesto a política por estas m*rdas!
EU NÃO DISSE NADA DISSO!
E OS POLÍTICOS DO PÓS 25 DE ABRIL SÃO NA SUA MAIORIA VASTA UMA GRANDE CAMBADA DE INCOMPETENTES!
<< Home