sexta-feira, novembro 17, 2006
AMEDEU MONDIGLIANI


Eu por mim fiquei deliciada com aquele covil, uma mistura de café-taberna onde em 1919 se juntavam todos os génios da altura tais como Picasso ou Rivera. Mas Mondigliani era o mais fogoso e aguerrido (ao ponto de serem várias as discussões entre ele e Picasso). Quem ama a arte sente-se transportado para dentro do écran, sente os cheiros, bebe o vinho, participa das conversas, ouve a música e senta-se na mesa com estes fabulosos pintores.

De um homem que sabe que tem um ano de vida devido á tuberculose e mesmo assim casa-se com a sua amada que está de novo grávida. Trata-se de um homem que apesar dos seus princípios, participa num concurso de pintores porque precisa de dinheiro, não para si, mas para as crianças. E este é um homem que se negava a participar e no entanto sabia que ia ganhar!

Mondigliani não chega a assistir à sua glória. Para Jeanne Hébuterne, Mondi era toda a sua vida, por isso suicida-se, matando também o filho no seu ventre. São os três sepultados juntos.
De resto, já toda a gente calcula quanto custará agora um quadro de Mondigliani!
O meu marido perguntou-me se eu tinha gostado do filme, e eu disse um "sim" sumido porque as lágrimas ainda me escorriam na cara.
ESTE POST É DEDICADO À MINHA IRMÃ SÓNIA.
O Mondigliani que eu tenho na sala não é uma cópia de um original. É um quadro pintado pela minha irmã que prestou tributo ao pintor preferido dela. Os traços dela estão lá, a alma dela está lá.
E quando tu, irmã, dizes que temos medo ou "falta de tomates", eu respondo-te: nós temos arte na alma. E a arte não lida com prazos, orçamentos, cobranças. Por isso eu chorei... nós temos talento Sónia!
Um beijo muito grande para ti
Comments:
<< Home
Não vi o filme, mas vou ver!
Quanto à última parte do texto, sinto que sei exactamente o que queres dizer...
Quanto à última parte do texto, sinto que sei exactamente o que queres dizer...
Há uns tempos estive na casa da Frida e do Diego Rivera. Sente-se mesmo a atmosfera, que comecei a admirar com o filme. Se esse for igual, ganhaste um amigo! ;)
Confesso que não conhecia a Obra desse pintor e fiquei curioso, tenho de ir à Blockbuster ver se eles têm o filme, beijinhos e bom fds
Enviar um comentário
<< Home