terça-feira, agosto 29, 2006

 

SE7E PECADOS: A GULA

GULA: "Vício de comer e beber com excesso. Amor excessivo às boas iguarias: a gula é um dos sete pecados mortais. Gulodice."

Ahhhhhh, doce pecado. Porventura o pecado mais amado e praticado por padres. Um dos meus pecados favoritos (mesmo logo a seguir à preguiça).
Como diz o povo: "comeu como um abade". Pecado mortal ou divino?
Dou como exemplo o meu curso de noivos (preparação da treta para o matrimónio, pago e bem pago) que culminou num almoço servido nos aposentos do Senhor Padre (é bem foleiro eu estar-me a chibar, mas foi este padre que casou o D. Duarte) e preparado pelas beatas que lutam entre si para apresentar a melhor iguaria. Até se me escorre a baba pelo canto da boca ao lembrar-me daquele magnífico arroz de pato!!! Era um manjar dos deuses, ai pois era! E as sobremesas? Eram tantas e tão boas. Era um teste à nossa fé Senhor Padre. Eu por mim comi, como a última refeição de um condenado, como se não houvesse amanhã. PEQUEI! Mas o Senhor Padre também se serviu bem!!!
Continuando no pecado preferido pelos padres, na instituição onde trabalho existe um capelão. E houve um almoço de Natal no fantástico restaurante do Benfica (a vista para o relvado e aquela porcaria toda vermelha era um nojo, mas o restaurante era 5 estrelas.) As entradas eram mais que excelentes, e a comidinha era toda em buffet, ou seja, um salve-se quem puder. Eu estava no meu cantinho a atafulhar-me, até o meu chefe me alertar que havia uma MESA DE ENCHIDOS... daqueles mesmo, mesmo, "ai que vou pecar tanto!!!" Eu artilho-me do prato e faço logo um engarrafamento. Todas as personalidades ilustres aguardavam para encher o pratinho enquanto eu atulhava o meu. E quem foi que me conseguiu passar à frente em GULA? O CAPELÃO!!! Eu ainda atiro um jocoso "ó sô padre, olhe que a gula é pecado", mas ele meteu o rabinho entre as pernas e fugiu como se fosse perseguido pelo diabo (não fosse eu roubar-lhe o prato bem guarnecido)!

Eu confesso: PECO, PECO, PECO! Por um prato de enchidos, por um cozido à portuguesa, por um cabritinho assado, por um arroz de pato... por tudo o que seja a bela cozinha tradicional portuguesa, por tudo o que sejam iguarias estrangeiras. Peco por tudo e por nada.
E já tive um aviso divino de que pecava: quando estava grávida, o meu marido foi buscar duas doses bem aviadas de favas com enchidos. Apanhei-me sozinha e devorei tudo. Depois senti-me tão mal que parecia que ia parir as favas e o porco inteiro!!! Engordei 24 quilos, mas dizia que estava a alimentar-me por dois (espertalhona!). Numa dessas noites de desvarios gastronómicos, acordei às três da manhã, a sentir-me muito mal! Acordei o meu marido e contei-lhe. Ele em pânico diz que vai telefonar ao obstetra. Eu reclamo que foi como daquela vez com as favas e enchidos. Ele não desarma, e lá vou eu com uma grande indisposisão e dôr de barriga. Entro de urgência na Cruz Vermelha e às três da tarde tive um rapaz robusto com 3,800 kg. Afinal desta vez eram mesmo dôres de parto!!!!

No Verão passado deram-me outra vez os calores do pecado. Descobri um restaurante que tinha um belo cozido à portuguesa, e todas as quintas feiras lá fazia a minha romaria. E grão a grão fui enchendo o papo, até que, sem saber como, acumulei 12 quilos a mais.
Agora, salvem-me todos os santos e pecadores (não, não estou a falar do grupo musical) de ter tamanha punição divinamente diabólica de morrer com obesidade mórbida, nua, atada a uma cadeira e asfixiada num prato de massa à bolonhesa! (vou passar a ter muuuuito cuidadinho quando comer massa á bolonhesa)

PUNIÇÃO DESTE PECADO: A GULA ENGORDA

PENITÊNCIA: DIETA E GINÁSIO

ARRE, PORQUE É QUE TUDO O QUE SABE BEM FAZ MAL???

Comments:
acho que tenho uma solução interessante:

http://anaabrunhosa.blogspot.com/2006/08/filematologias.html

que eu hei-de ir para o inferno pelo mesmo pecado!
 
Confesso sou pecadora também. Adoro comer e beber. Então o Alentejo é o meu antro de pecado!!
O meu inferno é depois o ginásio e as dietas forçadas porque já pesei oitenta kilos e nunca mais quero que isto aconteça.
Maria como eu te entendo.
Beijos
 
VIM AQUI ESPREITAR ATRAVÉS DO BLOG DA TIA CREMILDE E ... COMO EU TE ENTENDO!!! SER GAJA COM APETITE NÃO É FÁCIL... A QUEM O DIZES!
 
oh, eu cá posso comer-tudo-que-engorda-que-nada-me-engorda como o outro... e claro está também é um dos meus pecados, a gula... quer dizer... pensando bem... são só sete... pois, é isso...

:))

beijinhos
*
 
Tb sou daqueles que come, come, come-tudo-o-que-quer-e-não-engorda-nada. É uma liberdade que nem digo nada ;)
 
Arranjem uma úlcera que passa-vos logo a gula em menos de nada.
 
VIVA!!!


Por acaso (só por acaso!) não tenho gula!! E este era um tema digno do meu confessionario!
Mas esse tipo de gula não é pecado, é superficial.O que dá castigo é de uma outra Gula.Tás perdoada. Àmen!
Beijocas grandes.
 
Hoje tenho que comer um COZIDO À PORTUGUESA !!!!
 
também sofro como tu minha sobrinha! bela lição de catequese... não quer ser minha adjunta lá na paróquia??
 
A Gula mata. A Fome também.
 
Ohhh Gula Gula ... a quanto obrigas ! Eu cá gosto de tratar a srª Gula por tu eheeh Principalmente sobremesas nhammm assim tipo cheesecake com frutos silvestres. Ah e já provaram a mousse de chocolate da Piazza Di Mare ? Caso não PROVEM !! Eu cá não me importo de a provar todos os dias ;o)

Besos Gulosas
 
Maldita a hora em que se lembraram de apelidar a gula de pecado.
Adorei a tua história das favas, mas foi uma excelente ilustração para aquilo que querias explicar.
Também eu dou por mim a cometer as maiores alarvidades, às horas menos supostas.
Mas a vida também só sabe bem se pudermos cometer estes excessos.
 
olha por causa desse pecado indecente, hoje de manhã comi uma gelatina, bebi uma daquelas cenas de fruta e vegetais e estou aqui a MORRER DE FOME!!!! maldita gula!
 
Hummm, gosto dos teus comentário IMF ! Eu então farto-me de pisar o risco com os excessos ;o)
 
Hey Maria, qual é o próximo pecado a ser postado ? Eu cá aposto na Luxuria ;o)
 
Yo bitch, queres apostar a dinheiro?

;D
 
Maria, já que neste post estamos numa de favas e enchidos, aqui vai o meu contributo ao enriquecimento do tema.
Ora bem, isto é um hino meus senhores, um verdadeiro hino ás favas e ao chouriço. Vejam !

http://osdiasuteis.blogspot.com/2006/08/jos-cid-pouco-e-pouco-favas-com.html

Beso
P.S. Dinheiro não aposto, mas um copo nas docas ainda vai :oPPP
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?